quinta-feira, 2 de maio de 2013

Desafio de ser pedagogo!

                O que para você é ser um PEDAGOGO?

         Vamos refletir um pouco a função de um pedagogo!!!
                  Assistam primeiramente o vídeo abaixo!!!




                      A partir deste vídeo podemos nos perguntar: Mas o que um pedagogo tem em relação ao menino rodar o mundo de bicicleta? Oferecemos ao aluno a escola ou o mundo? Quem são nossos alunos nos diferentes espaços onde atuamos? É possível identificar as áreas do conhecimento permeando na trajetória do menino? 
                Essas perguntas fazem parte do conhecimento humano, ou seja, o pedagogo na sua função conhece todas ás áreas do conhecimento humano podendo atuar em ambientes escolares e não escolares, então pedagogo não atua somente na escola.
                A partir de uma brincadeira inocente de uma criança, como no vídeo mostrou o menino andar de bicicleta, o pedagogo pode perceber na criança o que está acontecendo na vida dela, quais seus medos, seu convívio familiar e a personalidade dela, podendo ajudá-la em algo que precisar.
               Aqui vai dois conceitos de realidades de pedagogos que temos nos dias de hoje:
              O pedagogo aprendente é aquele que está aberto para aprender e qualificar cada vez mais sua área. Utiliza metodologias inovadoras com técnicas que irão estimular o interesse dos alunos e o principal introduzir o conhecimento de uma forma lúdica e divertida. Cabe ao profissional estar habituado as novas tecnologias para poder introduzir, interagir dentro de uma sala de aula, havendo também o aprendizado e não ficar só no papel e livros. Deixar o aluno expressar suas ideias, suas hipóteses, suas perguntas e buscar as respostas, ou seja, torná-lo autônomo para ele também descobrir suas dúvidas e aprender sozinho.
O pedagogo do passado  é aquele que utiliza sempre a mesma metodologia, a base do caderno e livros e não se dispõe de utilizar novos recursos e novas metodologias para um aprendizado significativo. 
         Então cabe a nós, pedagogos escolher qual pedagogo queremos ser: aprendente ou do passado? Queremos fazer diferença na educação das nossas crianças? Queremos nos qualificar e ser merecidos na nossa profissão? Queremos uma educação de qualidade?
                  Deixo essas questões para os pedagogos refletirem e tirar suas conclusões.  ;)
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário